Foi realizada no último sábado (08.07) a segunda etapa da II Reunião Ordinária sobre cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional de Mato Grosso do Sul, com a ministração dos cursos teóricos. A etapa aconteceu no auditório da Unimed em Campo Grande e teve a participação de mais de 30 médicos e residentes de dermatologia de todo o estado. Na primeira etapa foram realizados cursos práticos ministrados por médicos da SBD.
Os cinco médicos dermatologistas que ministraram os cursos práticos do primeiro dia foram os responsáveis pelas onze aulas dessa segunda etapa: Dra. Tatiana Gabbi, membro da SBD e médica do laboratório de unhas do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), com as aulas “Cosmecêuticos em cabelos e unhas” e “Retroníquia e tumores ungueais na FMUSP”; Dr. Nilton Gioia di Chiacchio, médico assistente da clínica de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e médico voluntário da Faculdade de Medicina do ABC, além de especialista em doença e cirurgia de unha e cirurgia micrográfica de MOHS, falou sobre “Dermatoscopia ungueal, o que todo dermatologista deve saber?” e “Cirurgia do aparelho ungueal”; Dra. Maria Isabel Takemoto, membro da SBD e preceptora de residência de dermatologia da FMABC – Setor Cosmiatria/Ambulatório de Cosmiatria Hebiátrica, discorreu sobre “Simpósio Capelux fotobiomodulação na Dermatologia”. Dr. Leonardo Spagnol Abraham, Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do ambulatório de alopécias do Hospital Regional da Asa Norte Brasília (DF), falou sobre “Alopecias difusas (androgenética, eflúvio)” e “Cicatriciais linfocíticas I (LPP/LED)”; Dr. Rodrigo Pirmez, dermatologista preceptor do laboratório de alopécias da Santa Casa do Rio de Janeiro e coordenador do departamento de cabelos da SBD no Rio de Janeiro, abordou os temas “Alopecias não cicatriciais em placas (tinea, tricotilo, areata)” e “Cicatriciais linfocíticas II (AFF/FAPD). Ainda houveram duas aulas ministradas em conjunto pelos médicos Dr. Rodrigo Pirmez e Dr. Leonardo Abraham: “Novidades em alopecias” e “Casos clínicos interessantes”.
O presidente da Sociedade de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Dr. Alexandre Moretti, falou sobre a reunião e destaca a importância da aquisição de novos conhjecimentos: “Existem muitas novidades que antes não conheciamos e hoje tivemos a oportunidade de conhecer novos conceitos, tratamentos e doenças, entidades etiológicas e de pesquisas com relação a possibilidades de tratamento de reversão de diversas formas de queda de cabelos e doenças ungueais, doenças e perspectivas novas. Isso é importante para o dermatologista geral, para saber fazer o diagnóstico e encaminhar ao dermatologista epecializado”, destaca Moretti que fez um balanço positivo das atividades dos dois dias de reunião.
Geane Fernandes – Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação