
Fissuras severas: Diversos fatores podem levar a rachadura labial, entre elas estão: falta de vitaminas essenciais, anemia, alergia ao creme dental, quimioterapia, o uso de alguns medicamentos, e a própria saliva (costume de passar a língua nos lábios).
As fissuras podem acontecer também só nos cantos da boca e isso ocorre por inúmeras razões, como ausência de dentes ou uso de dentaduras e aparelhos odontológicos, má higiene bucal, consumo excessivo de açúcar, uso de corticoides, deficiência de vitamina do complexo B, candidíase oral, dermatite atopica, psoríase, dermatite seborreica, e entre os bebês também podemos ressaltar o uso da chupeta.
Palidez labial: A falta de pigmentação labial pode estar relacionada a coisas simples como frio, cansaço e mal estar, mas também ser indicio de pressão baixa, anemia, doenças sanguíneas, pulmonares, e cardíacas. Já os lábios amarelados podem sugerir doença no fígado.
Bolhas/ feridas: A principal causa de feridinhas na boca e ao redor dela é a infecção por Herpes, que causa dor, inchaço e bolhas. Esse tipo de lesão costuma desaparecer de sete a dez, sem deixar cicatrizes.
Inchaço: Doenças renais, intestinais, deficiência de albumina (proteína presente na clara do ovo), angioedema hereditário são causas prováveis para esse tipo de alteração labial.