Com aspectos variados, o câncer de pele pode surgir como uma pinta, uma mancha ou até uma vermelhidão, por isso, qualquer aspecto diferente deve ser avaliado por um médico dermatologista. Para ajudar a reconhecer os sinais de alerta, o consultamedicaon.com.br trouxe o ABCDE do câncer de pele:
Assimetria: Quando encontrar uma marca em seu corpo divida mentalmente ao meio, caso elas não tenham semelhanças em ambos os lados, fique atento(a);
Bordas: bordas irregulares ou pouco definidas também são sinais de alerta
Cor: Variedade de cores em uma mesma mancha, mudança na coloração, propagação ou perda de cores, além de aparecimento de marcas com cores diferentes como: vermelho, branco, rosa, roxo, cinza e azul, são sinais de que você precisa consultar um dermatologista.
Diâmetro: Tenha atenção para marcas maiores que 6 milímetros de diâmetro ou que estejam crescendo progressivamente
Elevação: áreas elevadas e irregulares também são sinais de alerta.
Outros sinais que devem ser observados são: lesões que não cicatrizam, que sangram com facilidade, manchas avermelhadas, aparecimento de nódulos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, falou sobre a importância do paciente estar sempre atento aos sinais de seu corpo: “Entre todos os tumores malignos, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, no entanto o percentual de cura é alto, por isso, é extremamente importante que o paciente busque ajuda de um dermatologista logo que perceber alguma alteração”.
Moretti frizou ainda que anualmente, a SBD, realiza campanhas de prevenção ao câncer de pele. Em 2017 será no dia 02 de dezembro, das 09h às 15h no Serviço de Dermatologia Gunter Huns, localizado no Hospital Universitário (HU).
Ariadne Carvalho – Consulta Médica On/Abaetê Comunicação