Você já ouviu falar em hidradenite supurativa? Uma doença dermatológica crônica, caracterizada pelo surgimento de lesões inflamadas e dolorosas em áreas da pele como as axilas, regiões de mama, virilha, região genital e glútea.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Elza Garcia, essas lesões costumam ser mais comuns em mulheres que já passaram da fase da puberdade e pode estar ligada ao tabagismo:
“As causas ainda não estão bem definidas, mas estudos sugerem uma tendência familiar para sua ocorrência, assim como associação com outras alterações de saúde e alguns hábitos como o tabagismo”.
Os nódulos da hidradenite supurativa tendem a persistentes ou ressurgir com frequência, causando cicatrizes e lesões muito dolorosas além de eliminação de pus, causando mau odor, manchando as roupas e em casos raros pode levar até o surgimento de neoplasias malignas.
Elza Garcia, presidente da SBD/MS, explica que o tratamento varia de acordo com a gravidade da doença, podendo ser necessário o uso de antibióticos, cremes, tratamentos cirúrgicos e em caso mais graves o uso de medicamentos imunossupressores.
“Algumas medidas mais simples também podem ajudar, como fazer a higiene adequada das áreas afetadas, evitar roupas apertadas, perder peso e abandonar o tabagismo”. Elza afirma ainda que em alguns casos, o uso de anticoncepcional hormonal tem apresentado resultados positivos.