Com o nascimento de um bebê, nasce uma mãe e com a maternidade vem também as dúvidas: Como devo cuidar da pele do meu bebê? A partir de quantos meses devo usar protetor solar? Banhos demorados podem ser prejudiciais para uma pele tão sensível?
E conforme os filhos vão crescendo os questionamentos também aumentam: Crianças podem usar esmaltes? Maquiagens são recomendadas? Para esclarecer essas e outras perguntas o consultamedicaon.com.br entrevistou o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti.
Segundo Moretti nos primeiros meses de vida o ideal são banhos rápidos com a temperatura da água do morno para o frio e com sabonetes suaves. Já a partir dos seis meses é recomendável o uso de hidratante, preferencialmente sem perfume, e protetor solar, sempre optando pela linha infantil e no caso do protetor deve se preferir filtros físicos (protetores que ficam sobre a pele sem que haja absorção e rebatem a luz solar), com fator acima de 30.
Quanto ao uso de cosméticos como esmaltes e maquiagens, o presidente da SBD/MS, não recomenda, pois a pele infantil é muito fina e sensível ficando assim mais suscetível a evoluir para uma dermatite ou eczemas de contato alérgico.
Moretti lembra, ainda, que caso os pais optem por usar maquiagens devem preferir por linhas próprias para crianças, evitando assim, substâncias como formaldeído, parabeno, metais pesados como chumbo, além de corantes, conservantes e pigmentos; compostos regulamentados para o uso adulto, porém não recomendadas para a pele infantil.
Outra observação feita pelo presidente da SBD/MS foi em relação à hidratação oral. “É muito importante a ingestão de água, suco e também evitar a exposição solar excessiva”.
Ariadne Carvalho – Consulta Médica On/Abaetê Comunicação