A Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) promoveu durante esta semana, em Campo Grande, uma imersão em terapêutica dermatológica. O Curso, realizado nos dias 18 e 19 de novembro contou com aulas ministradas por profissionais renomados de diversas regiões do país.
Durante o primeiro dia do evento, estudante, médicos e residentes puderam atualizar seus conhecimentos sobre os mais diversos temas, entre eles: Acne na mulher adulta; rosáceas terapêuticas e novidades; dermatite seborréica; abordagem terapêutica das dermatoses bolhosas auto imunes; acne na idade adulta e uso da isotreteína oral; dermatite atópica – abordagem terapêutica do alergista x dermatologista; tratamento das onicomicoses; desafios diagnósticos nas eritrodermias; desafios diagnósticos e terapêuticos nas discromias; e etapas da melanogênese e ativos sinérgicos.
Já no segundo dia de evento, os inscritos puderam participar dos cursos práticos “Peeling de Fenol” e “Dermatoscopia do básico ao avançado”, que foram ministrados no ambulatório de clínica médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Rubenilda dos Santos Barbosa, a entidade tem buscado trazer o que há de melhor para os dermatologistas do estado, “convidamos palestrantes com alto grau de conhecimento para este evento, para que eles dividissem suas expertise conosco e assim, melhorassem ainda mais a dermatologia do estado. Acredito que este evento tenha sido engrandecedor para os que participaram”.
Confira a programação do evento
18/11 (Sexta-feira)
08h – Abertura
08h20 – Acne/Acne da mulher adulta/Rosácea – Terapêutica e novidades (Ministrado por Beatriz Medeiros – Brasilia/DF)
09h15 – Dermatite seborréica – Como eu trato (Ministrado por Leninha Valério Nascimento – Rio de Janeiro/RJ)
09h50 – Abordagem terapêutica das dermatoses bolhosas auto imunes (Ministrado por Gunter Hans Filho – Campo Grande/MS)
11h05 Acne na idade adulta/Isotreteína (Ministrado por Beatriz Medeiros – Brasilia/DF)
11h50 – Dermatite atópica – Abordagens terapêutica do alergistas X dermatologista (Ministrado por Maria das Graças Spengler – Campo Grande/MS)
14h – Tratamento das onicomicoses – Do tradicional às novidades (Ministrado por Leninha Valério Nascimento – Rio de Janeiro/RJ)
14h45 – Desafios diagnósticos nas eritrodermias (Ministrado por Gunter Hans Filho – Campo Grande/MS)
16h – Desafios diagnósticos e terapêuticos nas discromias (Ministrados por Bogdana Victória Kadunc – São Paulo/SP)
17h20 – Etapas da melanogênese e ativos sinérgicos (Ministrado por Maria Paulina V Kede – Rio de Janeiro/RJ)
19/11 (Sábado)
Cursos práticos (07h30 às 11h)
Peeling de Fenol
Dermastocopia do básico ao avançado
Ariadne Carvalho – Abaetê Comunicação